Nova PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DE ARTIGOS PARA A 19ª EDIÇÃO (julho/dezembro 2019):

CHAMADA DE ARTIGOS ATÉ 05 DE OUTUBRO DE 2019

Dossiê História do trabalho e dos trabalhadores: dimensões políticas, econômicas e sociais.

Normas de submissão no site: http://www.ars.historia.ufrj.br/index.php/normas

Mais informações, somente pelo email oficial da revista: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

**SELEÇÃO FINALIZADA***

EDITAL DE SELEÇÃO

De 26 de agosto a 05 de setembro de 2019 estarão abertas as inscrições para a seleção de 3 editores para o Comitê Editorial da Revista ARS HISTORICA.

ATENÇÃO: Somente podem se inscrever alunos do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ e que não estejam no último ano do Mestrado ou Doutorado.

As regras e demais informações estão disponíveis no edital.

*CALL FOR PAPERS*

*CHAMADA DE ARTIGOS*

A Ars Historica, revista discente do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ (PPGHIS), convida tod@s para o envio de artigos para o segundo dossiê de 2019:

A segunda edição de 2019 da Ars Historica buscará divulgar estudos que contribuam para o debate sobre os conceitos e as práticas investigativas concernentes ao campo da história do trabalho e dos trabalhadores. Nesse sentido, a chamada para o dossiê temático visa abrir espaço para a publicação de discussões sobre as dinâmicas sociais e os processos históricos que envolvem as atividades produtivas e as relações de trabalho, bem como para a divulgação de diferentes abordagens, metodologias e perspectivas analíticas que são desenvolvidas no interior dessas temáticas.

Centradas nos trabalhadores, as pesquisas recentes têm abordado diversas categorias, como: os trabalhadores livres, libertos e escravizados, urbanos e rurais, assalariados e autônomos, formais e informais, entre outros. Assim, observa-se um processo de renovação da historiografia brasileira que problematiza o fato de que as pesquisas sobre o trabalho estiveram, por muito tempo, restritas, por um lado, à análise do sistema escravista e, por outro, ao estudo da força de trabalho assalariada, masculina, urbana, branca e fabril. As pesquisas relativas ao trabalho também são ricas quanto às fontes de informação e às abordagens de análise, em que o diálogo interdisciplinar se faz possível e, muitas vezes, necessário.

Assim, são bem-vindos artigos que abordem diferentes períodos e regiões e tratem de temas como: a cultura associativa; os aspectos de raça, gênero, sexualidade e questões etárias nas relações de trabalho; as táticas de resistência, enfrentamento e mobilização dos trabalhadores; as lutas por direitos sociais, trabalhistas e de acesso à cidade; as condições de trabalho; o cotidiano dos trabalhadores; a relação entre trabalhadores, patrões e poderes públicos; os debates que envolvem trabalho e direitos humanos; o sindicalismo e as formas de participação política dos trabalhadores; as relações sociais desenvolvidas entre os trabalhadores; as questões relativas ao trabalho doméstico; e os espaços de sociabilidade, articulação dos trabalhadores, entre outras possibilidades de estudo na área.

A Ars Historica é uma publicação online, com ISSN 2178-244X, de acesso livre e editada pelo corpo discente dos alunos de Pós-graduação em História Social da UFRJ. Para mais informações sobre a publicação, consulte:http://www.ars.historia.ufrj.br/

A revista possui avaliação A4 no novo sistema de avaliação Qualis (CAPES - 2019) na área de História.

Os textos devem ser submetidos na sua versão completa, em língua portuguesa, de acordo com as normas editoriais presentes no seguinte endereço eletrônico:http://www.ars.historia.ufrj.br/index.php/normas

Solicitamos atenção para as regras de submissão.

Poderão ser submetidos trabalhos inéditos, produzidos por pós-graduandos, pós-graduados e graduados para as seguintes seções: Artigos para o Dossiê Temático; Artigos em fluxo contínuo (há uma seção para artigos livres), Resenhas e Notas de Pesquisa;

O envio dos arquivos deve ser feito unicamente pelo e-mail oficial da revista:

*PRAZO* para o submissão de artigos e resenhas para o dossiê temático: *22/08a22/09/2019*.