NORMAS DE PUBLICAÇÃO – A partir da 19ª Edição

A Revista ARS HISTORICA é uma publicação científica nota CAPES Qualis B4 vinculada ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS - UFRJ), com sede no Instituto de História, situado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

*Observação: Retificamos a classificação do sistema Qualis. O sistema vigente na Plataforma Sucupira ainda não foi atualizado segundo a nova classificação. Está exposto no site da CAPES que as revistas serão reordenadas e reclassificadas e, por isso, a tabela que foi subetida aos programas de pós ainda não foi incorporada no site oficial da CAPES. Optamos assim, por manter a classificação B4, conforme aparece listado na Sucupira. O Comitê pede desculpas pela informação disponibilizada anteriormente neste canal.

Informações para autores:  

1. Poderão ser submetidos trabalhos inéditos, produzidos por pós-graduandos e pós-graduados (lato sensu e stricto sensu) para as seguintes seções:

a) Artigos para Dossiê Temático;

b) Artigos livres em fluxo contínuo;

c) Resenhas

1.1.Poderão ser submetidos trabalhos de autores graduados (com a graduação já finalizada, mas sem vínculo com a pós-graduação) para o seguinte item:

d) Notas de Pesquisa.

1.2.Os autores deverão assinar baixar, preencher, assinar e digitalizar a <Declaração de ineditismo>, submetendo-a em anexo juntamente com o trabalho. A declaração pode ser baixada nesse link: https://t.ly/dgWD

1.3.  A declaração de ineditismo é OBRIGATÓRIA

1.4. Os textos submetidos não devem conter quaisquer indicações de autoria.

2. O Envio do arquivo deve ser exclusivamente realizado pelo e-mail institucional da Ars Historica:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2.1. O item <Assunto> do e-mail deverá ser preenchido de acordo com os seguintes formatos:

a) [ARTIGO DOSSIÊ para submissão] NOME e SOBRENOME do autor

b) [ARTIGO LIVRE para submissão] NOME e SOBRENOME do autor

c) [RESENHA para submissão] NOME e SOBRENOME do autor

d) [NOTA DE PESQUISA para submissão] NOME e SOBRENOME do autor

2.2. No corpo do e-mail o autor deverá obrigatoriamente fornecer:

a) Nome completo;

b) Endereço eletrônico (e-mail para contato);

c) Link do Currículo Lattes atualizado;

d) Titulação mais alta;

e) Filiação institucional, quando houver.

3. Os artigos para dossiê e artigos livres devem conter o mínimo de 15 (quinze) laudas e o máximo de 25 (vinte e cinco) laudas sem incluir-se a bibliografia.

4. As resenhas devem ser de livros publicados nos últimos 5 (cinco) anos, contendo o mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) laudas. As resenhas não podem conter notas de rodapé — salvo as notas explicativas —, nem bibliografia. Após o título da resenha, deve-se inserir a referência bibliográfica completa da obra analisada, incluindo-se nº de páginas.

5. As notas de pesquisa deverão conter um mínimo de 5 (cinco) e um máximo de 8 (oito) laudas, sem inclusão das referências bibliográficas e observando-se os demais critérios das normas de publicação. Por ser um espaço reservado para graduados, serão incluídas no máximo duas (2) notas de pesquisa a cada edição.

6. Os textos devem ser redigidos de acordo com a seguinte formatação:

6.1. Somente serão aceitos trabalhos em formato Word com extensões .doc ou.docx.

6.2. As referências deverão obrigatoriamente estar em <Nota de Rodapé>, formato francês.

6.3. Não serão aceitos artigos que contenham as referências em formato Chicago (AUTOR, data), sendo delegada ao autor a atenção a este item.

6.4. Em caso de dúvida sobre a formatação, está disponível aos autores uma folha modelo para    download, com a formatação exigida pela revista, no seguinte link: https://t.ly/eOl3

7. O Comitê Editorial da Revista Ars Historica é soberano para selecionar e acomodar os artigos e resenhas recebidos nas edições que julgar melhor editorialmente.

8. O envio, assim como a aprovação dos artigos pelos pareceristas, não garantem que o artigo será publicado na edição em processo de editoração.

9. O autor que já teve artigo publicado na Ars Historica deverá obrigatoriamente esperar o mínimo de um ano, o equivalente a duas (2) edições para submeter nova pesquisa inédita.

10. Não serão aceitos pelo Comitê Editorial artigos que não estejam de acordo com as normas exigidas. 

Das normas exigidas para publicação:

A Revista ARS HISTORICA segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

  • NBR 6023/2018: Referências
  • NBR 10520: Citações 

 

      1. Os textos devem estar em arquivo compatível com padrão Microsoft Word nas extensões .doc ou .docx.  

  1.  O corpo do texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12;
  2.         Alinhamento justificado;
  3.         Tabulação (1,25 cm) para primeira linha de cada parágrafo;
  4.         Espaçamento entrelinhas de 1,5 cm, sem espaços (0 cm) entre parágrafos;
  5.         A página deverá estar configurada com formato A4 – cor branca;
  6.         Margens superior e esquerda: 3,0cm e, margens direita e inferior: 2,0cm;
  7.         Os arquivos textuais deverão conter o tamanho máximo 2mb (megabytes);
  8.         Imagens maiores que 2mb deverão ser enviadas em anexo, podendo conter os seguintes formatos: .jpg, .jpeg, .png. E seus respectivos lugares nos artigos deverão ser indicados pelo autor. 

1.1. Os trabalhos deverão ser redigidos somente em Português, bem como estar de acordo com o estabelecido no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Esta regra é requerida, inclusive, para autores de outros países que desejam publicar na revista.

2. O título, o título do resumo em inglês e nome do autor devem estar alinhados à direita;

2.1. O título e o subtítulo devem estar na fonte Book Antiqua, tamanho 18, com todas as letras em MAIÚSCULO e negrito.

2.2. Abaixo deverá seguir o título do resumo em inglês, também na fonte Book Antiqua, tamanho 18, com todas as letras em MAIÚSCULO, porém sem negrito.

2.3. Em seguida, abaixo do título do resumo em inglês deverá vir o nome completo do(s) autor(es), na fonte Book Antiqua, tamanho 12, em letras MAIÚSCULAS.

2.4. Ao lado do nome do(s) autor (es) em nota de rodapé sinalizada por um asterisco (*), deve-se informar os seguintes itens:

a) Etapa da formação acadêmica (ou maior titulação);

b) Filiação institucional;

d) Agência de fomento que patrocina a pesquisa, caso houver;

e) E-mail para contato (facultativo).

 

2.5. No caso específico de resenhas, deverá constar, abaixo do nome do autor, a referência completa do livro resenhado, fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizada.

TÍTULO E SUBTÍTULO DO ARTIGO/RESENHA/NOTA DE PESQUISA

TITLE (EM INGLÊS)

NOME SOBRENOME COMPLETO*

[No rodapé] * Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista do CNPq. (Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

3. Os artigos devem conter, após o título e a identificação do autor, um resumo em um único parágrafo de 100 (cem) a 200 (duzentas) palavras, com espaçamento simples (1.0), em português. Deve conter abaixo a indicação de 3 (três) palavras-chave.

3.1. Imediatamente abaixo, deverá constar o ABSTRACT em inglês, também com a indicação de 3 (três) palavras-chave já com suas traduções para a língua inglesa.

3.2. As resenhas não devem conter resumo.

4. As referências de citações diretas e indiretas deverão ser feitas obrigatoriamente em nota estilo francês, isto é, apenas em rodapé, na mesma página da citação, começando pelo número 1.

Exemplo de nota de rodapé versão ABNT NBR 6023/2018:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: o subtítulo em fonte normal. (recorte e data do livro, quando houver). Nº da edição. Tradução (quando houver). Cidade de publicação: Editora, ano, página.).

As notas seguintes deverão atender aos critérios de repetição, a conferir na ABNT:

Op.cit. – Obra já citada.

Idem – Na mesma obra acima, página e mesmo lugar.

Ibidem – Na mesma obra acima, mas em página diferente.

Cf. – para conferir em obra sugerida.

4.1. Citações de até 3 (três linhas) devem ser feitas no corpo do texto entre aspas, sem estar em itálico. Apenas citações em línguas estrangeiras devem estar em itálico.

4.2.Citações com mais de 3 (três) linhas devem ser destacadas do texto, compondo parágrafo com recuo à esquerda de 4,0 (quatro) cm. O tamanho da fonte deverá ser 10 (dez) e o espaçamento simples entre linhas. O espaçamento antes e após a citação deverá ser de: 12pt para antes da citação e 18pt para depois da citação.

4.3. Citações em idioma estrangeiro deverão ser feitas no original, constar em itálico no corpo do texto (citação com menos de 3 linhas), com a obrigatoriedade de tradução em nota de rodapé.

4.4. No caso de citações de textos com gramática e ortografia diferentes das atuais, o autor deverá informar, através de nota de rodapé, à primeira das citações deste tipo, se irá manter a ortografia da época ou se irá atualizar o trecho citado. Em caso de opção por atualização, todas as demais citações deverão seguir este padrão. 

5. As notas explicativas devem estar no final de cada página, em seu rodapé. O tamanho da fonte nas notas deverá ser 10 (dez) e o espaçamento simples entre as linhas. Devem ser numeradas por numerais arábicos, sequenciais, até o final do documento. Devem estar conforme o exemplo de referência do item 4 destas normas.

6. As tabelas, gráficos, imagens, etc., deverão estar incluídas no texto. As imagens maiores de 2MB devem constar em anexo e sua localização indicada no artigo.

6.1. Caso as imagens ocupem uma página inteira e precisem estar em alta definição e qualidade, elas poderão ser incluídas em sessão com nome “Anexos”.

6.2. As imagens deverão ser alocadas no artigo dentro de uma tabela, sem exposição de margens, para que a formatação quando da revisão textual, não seja afetada.

6.3. Todas as tabelas deverão conter título e as referências dos dados expostos.

6.4. Todas as imagens devem conter legendas alocadas juntamente às imagens em célula abaixo da que consta a imagem, também sem exposição de margens. A formatação desta legenda deverá ser fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), espaçamento entre linhas simples, contendo uma indicação numerada com numerais arábicos em negrito (Ex.: foto 1 – Título da imagem (quando houver), gráfico 1 – Título do gráfico (quando houver), além do que o autor considere necessário.

6.5. As referências bibliográficas de imagens, gráficos e pinturas de terceiros devem ser inseridas em separado, após as referências gerais, no formato: AUTOR. Título (quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes). Data. Especificação do suporte (Manuscrito / Impresso / Material).

7. Das referências bibliográficas:

a) As referências bibliográficas deverão ser colocadas em uma lista única, ao final do texto e listadas em ordem alfabética. O autor deverá evitar a repetição de nomes.

b) As fontes de informação histórica devem vir na lista, antes das obras que se configuram como parte da bibliografia, obedecendo à ordem alfabética, compondo a primeira seção da lista de referências;

c) Devem conter tabulação sem parágrafo de primeira linha, espaçamento simples (1.0), e entre parágrafos acima 0pt e abaixo 6 pt.

 

Exemplos de como fazer as referências bibliográficas (Essa divisão NÃO deve constar nas referências):

Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo normal. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano.

Referência de capítulos de Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. In: SOBRENOME, Nome (do organizador/editor da obra. Se for o mesmo autor do capítulo colocar _________________. a fim de evitar repetição). Título do livro em negrito: subtítulo normal. Cidade: Editora, Ano. pp. 0-0.

Referência de artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo citado. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, Volume., número., p. 0-0, mês abreviado (ou meses jan/jun). ano.

Ex: 

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 15-24, Apr. 2016.

Referências de Filmes:

Título do filme (Ano de lançamento), Direção, País de produção.

 

Antigas "Normas de publicação" até a 18ª edição

Antigas "Normas de publicação" até a 8ª edição