ars historica 13 capa facebook

                                     
       Normas de Publicação:

        

     

Considerações gerais:

       

1. Poderão ser submetidos trabalhos inéditos:

Artigos;

Resenhas;

Entrevistas;

Notas de Pesquisa (Categoria exclusiva para publicação de graduandos).

O Envio do arquivo deve ser feito pelo e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2. Os artigos devem conter mínimo de 15 (quinze) e máximo de 20 (vinte) páginas, incluindo referências bibliográficas, tabelas, gráficos, imagens etc.

3. As entrevistas podem conter mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) páginas incluindo imagens, notas etc. Essas devem estar em forma de diálogo, incluindo um parágrafo de apresentação do entrevistado antes do início da entrevista.

4. As resenhas devem ser de livros publicados nos últimos 5 (cinco) anos, contendo mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) páginas. As resenhas não podem conter notas, nem bibliografia, devendo constar, após o título, a referência bibliográfica completa da obra analisada.

5. Aos graduandos em História ou que tenham pesquisas relacionadas à área de História, será permitida a publicação de um artigo contendo mínimo de 7 (sete) e máximo de 10 (dez) páginas na sessão Notas de Pesquisa.

6. Os textos devem ser digitados dentro da formatação estipulada no modelo disponível para download. Trabalhos que não estiverem em extensão .doc ou .docx, não serão aceitos pelo Comitê Editorial até que estejam de acordo com as normas aqui explicitadas.

7. No corpo da mensagem eletrônica o autor deverá fornecer novamente nome completo, endereço eletrônico, telefone para contato, endereço residencial, titulação e filiação institucional.

8. O Comitê é soberano para acomodar os artigos/notas/entrevistas/resenhas recebidos nas edições que julgar melhor editorialmente. O envio não garante que o artigo será publicado na edição seguinte.

9. O autor que já teve artigo publicado na  Ars Historica precisa esperar um ano (duas edições) para submeter nova pesquisa inédita.

Normas para publicação:

A Revista Discente ARS HISTORICA segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

NBR 6023: Referências

NBR 10520: Citações

1. Os textos devem estar em arquivo compatível com padrão MS Word nas extensões .doc ou .docx em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com tabulação (1,25 cm) no início dos parágrafos, espaço 1,5 entre as linhas, sem espaço (0 cm) entre parágrafos e página configurada como A4, com margens de 2,5 cm com no máximo 1 Mb (megabyte).

Os trabalhos deverão ser redigidos somente em Português (de acordo com o estabelecido no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa).

2. O título deverá ser alinhado à direita, seguido pelo título em inglês e logo abaixo o nome completo do (s) autor (es) em letras maiúsculas. No caso de resenhas deverá constar também a referência do livro resenhado, centralizado.

          2.1 Ao lado do nome do(s) autor (es) em nota de rodapé sinalizada por um asterisco (*) deverá constar somente as informações: etapa da formação acadêmica, instituição a qual está vinculado e a agência de fomento, quando for o caso e email para contato em parênteses.

TÍTULO

TITLE

NOME SOBRENOME COMPLETO*


(No rodapé) Exemplo: *Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista do CNPq. (Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

3. Os Artigos e Notas de Pesquisa devem conter, após o título e a identificação do autor, um resumo de 100 (cem) a 200 (duzentas) palavras, com espaçamento 1.0, em português e em inglês, e a indicação de 3 (três) palavras chaves e suas respectivas traduções para língua inglesa. As resenhas não devem conter resumo.

4. As citações são feitas em nota francesa em rodapé na mesma página, começando pelo número 1.

          4.1 Citações de até 3 (três linhas) devem ser feitas no corpo do texto entre aspas. Já citações com mais de 3 (três) linhas devem ser destacadas do texto, compondo parágrafo com recuo à esquerda de 4,0 (quatro) cm. O tamanho da fonte deverá ser 10 (dez) e o espaçamento simples entre linhas.

(SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição. Cidade: Editora, ano, página.), como nota de rodapé.

5. As notas explicativas devem estar no final de cada página, em seu rodapé. O tamanho da fonte nas notas deverá ser 10 (dez) e o espaçamento simples entre as linhas. Devem ser numeradas por numerais arábicos, sequenciais, até o final do documento.

       5.1. Citações em idioma estrangeiro deverão ser feitas no original, com tradução em nota de rodapé.

         No caso de citações de textos com gramática e ortografia diferentes das atuais, o autor deverá informar, através de nota de rodapé à primeira das citações deste tipo, se irá ou não atualizar o trecho citado. 

6. Tabelas, gráficos, imagens, etc., deverão estar incluídas no texto (podendo haver a sessão anexos).

          6.1. As legendas devem estar junto às imagens. O tamanho da fonte deverá ser 10 (dez) e o espaçamento simples entre linhas, contendo uma indicação numerada com numerais arábicos em negrito (Ex.: foto 1gráfico 1), além do que o autor considere necessário.

          6.2. A referência bibliográfica de imagens, gráficos e pinturas de terceiros devem ser inseridas em separado, após as referências gerais, no formato: indicação (ver acima). AUTOR. Título (quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes). Data. Especificação do suporte.

7. As referências bibliográficas devem ser colocadas ao fim do texto, listadas em ordem alfabética, com tabulação (1,25 cm) antes de cada item, separadas por tipo de obra (livros, capítulos, artigos de periódicos, gráficos, imagens, entrevistas, vídeos, etc) em espaçamento 1.0.

        7.1. Referência de Livros:   

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição. Cidade: Editora, ano.

        7.2. Referência de capítulos de Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. In: SOBRENOME, Nome (do organizador da obra, se for o mesmo autor do capítulo colocar ___.). Título do livro em itálico. Cidade: Editora, Ano. p. 0-0.

       7.3. Referência de artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico em itálico, Cidade de publicação, v., n., p. 0-0, mês abreviado. ano.

         7.4 Referencias de Filmes:

Título do filme (Ano de lançamento), Direção, País de produção.

Antigas "Normas de publicação" até a 8ª edição