ars historica 13 capa facebook
            Arte Ricardo Dursk O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Dossiê:
Império Português em Perspectiva:
Sociedade, Cultura e Administração (XVI-XIX)

A 13ª edição da Revista Ars Historica está no ar com várias novidades! A partir deste número, nossos dossiês serão apresentados por um docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ) especialista no tema.

Para estrear com chave de ouro, quem apresenta nosso dossiê “Império Português em perspectiva: sociedade, cultura e administração (XVI-XIX)”, composto de 11 artigos, 2 notas de pesquisa e resenha  é o Prof. Dr. Antônio Carlos Jucá de Sampaio, que ressalta como o dossiê engloba os estudos mais recentes sobre a temática e as novas perspectivas historiográficas. Sampaio é Professor Associado de História do Brasil do Instituto de História da UFRJ, pesquisador do CNPq e autor de obras como” Na encruzilhada do império: hierarquias sociais e conjunturas econômicas no Rio de Janeiro (c.1650 - c. 1750)” e “Conquistadores e negociantes: Histórias de elites no Antigo Regime nos trópicos”, que organiza com os Prof. Drs. João Fragoso e Carla de Almeida.

Retomamos também nossa sessão de Entrevistas, trazendo a prof. Dra. Érika Dias, que conversa conosco sobre sua trajetória como pesquisadora e coordenadora do “Projeto Resgate” que organiza e digitaliza conjuntos documentais do Arquivo Histórico Ultramarino, tão precioso para pesquisadores sobre o tema do Ultramar português.

Novidades também na arte. Estreamos nossa marca d’agua, além de darmos sequência de artes exclusivas para a Ars Historica criadas pelo designer editorial Ricardo Durski. A capa ilustra a chita de Alcobaça, feita de algodão, levada da Índia para Portugal já no século XV. Posteriormente, produzida nos teares da cidade de Alcobaça, é uma das influências das chitas brasileiras. A chita revela também à dinâmica de trocas comerciais e culturais do Império Português, que entre os séculos XVI/XVII se estendeu por todos os continentes.

Não menos importante, a sessão Artigos Livres trazpesquisas de diversas partes do país que mostram a abrangência da produção historiográfica nacional com o fio condutor do século XX.  Juliana Cristina da Rosa trata da luta pela terra Marãiwatsédé, processo histórico da década de 1960 que envolve índios Xavantes e a empresa Suiá Missú. O artigo de Douglas Satirio da Rocha também aborda disputas pela terra e movimentos sociais, mas na região Oeste Catarinenese dos índios Kaingang, na década de 1980 e a circulação de notícias no jornal “O Estado”. Bruna Marques Cabral apresenta a recepção das ideias de leigos e clérigos católicos no que concerne à Doutrina Social Cristã entre 1950-1964. Já Júlio César Augusto do Valle traz o pensamento do filósofo e matemático Bertrand Russell e sua vasta produção científica e literária.  Por fim, Oscar de Paula Neto,  a partir do periódico “Revista de Cinema” da década de 1950, mostra a revisão do método crítico cinematográfico do cinema brasileiro.

            O comitê editorial da Revista Ars Historica, Qualis B4 na Capes, agradece e convida a todos para lerem nossa 13ª edição referente a julho e dezembro de 2016, que pode ser baixada individualmente ou no PDF completo!

 

Comitê Editorial 2016.2

Bárbara de Almeida Guimarães

Filipe Duret Athaide

Gabriel Pereira de Oliveira

Isabella do Amaral Mendes

Jean Carlos Pereira da Costa

João Paulo Henrique Pinto

Karenn dos Santos Correa

Laís Morgado Marcoje

Lucas de Mattos Moura Fernandes

Maria Beatriz Gomes Bellens Porto

Pedro Brandão de Sousa Culmant Ramos

Thiago Groh

 

Revisão: Fernanda Drummond (  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  )

 

Arte: Ricardo Durski ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  )

 

Comitê Editorial
 Número 13
 ISSN 2178-244X
 Qualis B4

 Apoio:
l05 ppghis 01

Nossos indexadores:

dialnet grandeDiadorim busca

10819 logo latindex 5241a42a9128f0portal capes periodicos
livre3ind-sumarios
Índice
Dossiê
I. APRESENTAÇÃO
ANTÔNIO CARLOS JUCÁ SAMPAIO
1. ESCRITA PERFORMÁTICA, ALTERIDADE E EXPERIÊNCIA EM MANUEL DA NÓBREGA
JOSÉ DELFIM DOS SANTOS PEREIRA

7. ADIVINHAÇÃO E CURANDEIRISMO NA BAHIA COLONIAL - O CASO DO MESTIÇO PEDRO RODRIGUES
FELIPE AUGUSTO BARRETO RANGEL

 

8. ENTRE O PRESCRITO E O PRATICADO: ALIANÇAS, CONFLITOS E MOBILIDADE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA NORMA ESTATUÁRIA E VIVIDA PELOS IRMÃOS DO ROSÁRIO DE SÃO JOÃO DEL-REI (1787-1841)
LEONARA LACERDA

 

9. UM PANORAMA EM FAVOR DOS RECÉM-NASCIDOS ABANDONADOS NO IMPÉRIO PORTUGUÊS NA ÉPOCA MODERNA
CAYO DE-ANNYS MARIANO TEIXEIRA

 

10. LIVRES E NOBRES PARENTES DE ESCRAVOS (RECÔNCAVO DA GUANABARA,FREGUESIA DE SÃO GONÇALO, RJ, SÉCULO XVII)
JÚLIA RIBEIRO AGUIARR

 

11. NA FUGA, UMA ESPERANÇA DE LIBERDADE: ESCRAVOS FUGITIVOS NA ALAGOAS PROVINCIAL
WELLINGTON JOSÉ GOMES DA SILVA, GIAN CARLO DE MELO SILVA

 

 

Notas de Pesquisa

 

12. REFLEXÕES SOBRE O CERIMONIAL DA ENTRADA DO BISPO DOM FREI ANTÔNIO DO DESTERRO NA DIOCESE DO RIO DE JANEIRO (1747)
LUCAS DOMINGUES

13. NOTAS SOBRE OS COMENTÁRIOS DE FERNANDO JOSÉ DE PORTUGAL E CASTRO AO ÚLTIMO REGIMENTO DOS GOVERNADORES GERAIS (1796-1804)

GABRIEL GASPAR

 

 

Entrevista

 

14. ÉRIKA DIAS

 

Artigos livres

 

 

15. REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DE ACONTECIMENTOS NUM PROCESSO HISTÓRICO: O CASO DA LUTA PELA TERRA MARÃIWATSÉDÉ (1960-2012)
JULIANA CRISTINA DA ROSA

 

16. "O BARRIL DE PÓLVORA DE CHAPECÓ": REPRESENTAÇÕES DA DISPUTA PELA TERRA EM SEDE TRENTIN/TOLDO CHIMBANGUE NO JORNAL O ESTADO - 1982-1985
DOUGLAS SATIRIO DA ROCHA

 

17. A RECEPÇÃO DAS ENCÍCLICAS E A CONJUNTORA AGRÁRIA BRASILEIRA ATRAVÉS DA REVISTA ECLESIÁSTICA BRASILEIRA (1950-1964)
BRUNA MARQUES CABRAL

 

18. UM EXAME DA ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE BERTRAND RUSSEL EM VIDA E OBRA
JÚLIO CÉSAR AUGOSTO DO VALLE

 

19. OS CRÍTICOS CINEMATOGRÁFICOS E A REVISÃO DO MÉTODO CRÍTICO NA DÉCADA DE 1950
OSCAR DE PAULA NETO

 

 

Resenha

 

20. A INQUISIÇÃO NA COLÔNIA: OS FAMILIARES DO SANTO OFÍCIO NA CAPITANIA DA BAHIA
ALEX ROGÉRIO DA SILVA

 

PareceristasAdobe-PDF

 

 

 Pdf Completo